quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Francesinha


A sanduíche dita, francesinha é um prato típico da cidade do Porto. A francesinha é constituída por linguiça, salsicha fresca, fiambre, carnes frias e bife de vaca ou, em alternativa, lombo de porco assado e fatiado, coberta com queijo (posteriormente derretido). É normalmente guarnecida com um molho à base de tomate, cerveja e piri-piri. O ovo estrelado (no topo da sanduíche) e batatas fritas, são facultativos.
A origem da francesinha é dada a Daniel David Silva, então empregado do Restaurante A Regaleira na década de 1950. Tendo trabalhado em França, Daniel Silva criou a francesinha com base na tosta francesa. Ele decidiu dar um toque especial a uma receita tipicamente francesa, chamada "croque-monsieur", improvisando e adaptando, aos ingredientes portugueses e à cultura daquela terra e adicionando a magia de um molho, que é a alma da receita. Transformou um “simples” "croque-monsieur" em algo com mais alma, a transbordar de vida e de substância. Depois do caldo verde, das tripas, da broa e do bacalhau à Gomes de Sá, eis então que nasce a única receita gastronómica original portuense do século XX.
Este “estrondoso” prato é hoje em dia uma das mais apreciadas iguarias da cidade, e é a especialidade de vários restaurantes locais dos mais chiques aos mais populistas.

Fonte:www.http://casoseacasosdavida.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br